>> Aviso: Na semana do Natal dia 23 (quinta-feira ) funcionaremos até às 13h. Na semana seguinte de segunda à quarta feira até às 17h. Desejamos Boas Festas!   ***    Você sabia que toda empresa deve nomear um gestor que denominamos RE - Responsável E-SOCIAL do Governo, para acompanhar os eventos SST ao retornar com inconsistências com base o novo layout do e-Social do Governo?  ***    Mantenham a visualização em Avisos no topo do site para acompanhar algumas publicações. Utilizem diretamente a Plataforma SST WEB Soc e repassem as informações com a devida descrição de Setores e Cargos da empresa e tipo de vínculo e-Social na tela 232 cadastro de colaboradores. Também mantenha-se atento aos comunicados. Sugerimos atualizar seus e-mails e telefones com a iNMETRA para tornar o suporte Service-Desk mais eficiente em casos de dúvidas sobre SST.
Voltar

12 Novembro, 2021

COMUNICADO IMPORTANTE

e-Social

PORTARIA N. 671 | Publicada 11/11/2021 DOU

 

 

CIRCULAR 12/11/2021  | by Inmetra® | Since 1994

 

 

>> Leitura Obrigatório por Prepostos das Empresas e seus Dirigentes/Diretores/Proprietários.

 

Ref. : Portaria de n. 671/DOU/ 08 de novembro de 2021 | Publicada em 11/11/2021

 

Caro cliente, antes mesmo de sua imperiosa leitura conforme link da Portaria acima epígrafe, qual tem por finalidade esta nortear ações de responsabilidades tanto do Governo e seus Agentes Públicos através de suas investiduras, assim como quanto aos empregadores e demais relações do trabalho, com aplicação imediata em todo o território nacional, e ou, conforme prazos concedidos do e-Social do Governo, outras normas obrigatórias vigentes, e algumas novas com vigência à partir de janeiro de 2022.

No intuito de elucidar melhor o conteúdo conforme o link abaixo, é importante destacar que diversas Normas Regulamentadoras denominadas NRs tem por sua finalidade determinar como devem ser as metodologias e técnicas aplicadas conforme o tipo de atividade, riscos, perigos e severidade.

 

"As empresas quais já mantém a Gestão Completa SST também necessitam regularizar itens contratuais em excludências, pois se aplicam conforme o tipo de estabelecimento, por exemplo, uma empresa que não tem Vasos Sob Pressão NR13 fica desobrigada obviamente ao cumprimento desta NR, outras que executam atividades prestadoras de serviços, ou em razão de haver trabalhos em locais considerados de alto risco, com ALTA E BAIXA TENSÃO NR10,  em trabalhos inclusive de altura acima de 2 metros  previsto na NR35, ou espaços confinados NR33 necessitam atender as disposições legais. "

 

Sobre treinamentos de EPIS, Primeiros Socorros, Brigadistas, Cipa conforme o efetivo de colaboradores, ou processo e mandato de CIPA conforme o dimensionamento disposto da NR5, o próprio PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional NR7, PPRA NR9 para identificar e mensurar os perigos/riscos do Grupo Físico, Químicos e Biológicos, ainda identificar por outros documentos os Riscos ( Matriz de Riscos ) no ambiente de trabalho e respectivos agentes nocivos, por exemplo às condições Ergonômicas do Trabalho previstas na NR17 quais requerem inclusive treinamentos obrigatórios por parte de todas as empresas contribuem todas estas para um ambiente mais seguro qual propiciem as atividades seguras com vistas a adoção de mecanismos de prevenção de Doenças do Trabalho e seus agravamentos em face ao trabalho, assim como dos acidentes do trabalho, com ou sem afastamento.

O programa e-Social do Governo consiste em recepcionar informações enviadas pelas  empresas no âmbito geral através dos préstimos profissionais dos contábeis/Consultorias e das empresas de Gestão em SST - Saúde e Segurança do Trabalho para o envio inclusive dos Eventos S-2210, S-2220, S-2230 e S-2240, uma vez que a lógica é a robotização ( automação de processos ) quais tornem exequíveis de forma estruturada pela volumetria qual gera a cada período com seu fator GERADOR, variando prazos de 01 à 15 dias, quando não imediato, ao mês subsequente anterior.

A falta de envio e protocolos podem gerar nos primeiros meses após a vigência do e-Social do Governo as sanções e penalidades previstas em lei ordinária qual trata do assunto, devendo imediatamente as empresas aderirem aos referidos programas gerais de saúde e segurança do trabalho, início na regularização e contratação de tecnologia capaz de gerenciar todo o acervo de informações no formato previsto pela Portaria de n.211/2019.

Imaginar que a contabilidade produza e resolva todos os cenários, inclusive em SST para o e-Social do Governo é um equívoco, pelo simples fato e lógica que tais informações e seus arquivos no formato XML devem ser produzidos e oriundos àqueles quais atuam diretamente com as Plataformas credenciadas e homologadas com certificação inclusive para a comercialização de Softwares complexos e já consolidados no mercado.

Assim sendo, o GRO NR1 consiste em todos os laudos técnicos obrigatórios em SST, conforme os acordos para desenvolvimentos dos referidos programas, laudos, documentos, treinamentos e certificações onde são extraídas as informações muitas das vezes para justamente atender aos requisitos legais  do e-Social do Governo.

Afirmar se uma empresa tem ou não trabalhadores expostos aos agentes nocivos capazes de ensejarem adicionais de insalubridade, periculosidade, e também sujeitos à contagem de prazo especial para fins de aposentadoria requerem a aplicação de NRs vigentes e demais legislação específica.

Ademais o PGR NR1 é um documento novo com a necessidade de realizar estudo técnico estruturado com INVENTÁRIO DE RISCOS e PLANO DE AÇÃO. A Plataforma SST WEB Soc licenciado INMETRA tem a expertise para utilizar ferramentas robustas capazes de sanar imediatamente os dispositivos legais e compulsórios, mediante a adesão e participação inclusive na Gestão SST PERMANENTE, através de centro de custo/custeio proporcional à todas as empresas conforme o tipo de atividade e porte da mesma.

O Grupo I teve seu início em 13/10/2021 como já estava previsto, e o Grupo II com vigência em 10/01/2022. Ocorre que deve ser imediatamente feita a adesão, repassar todo os cadastro na tela diretamente na Plataforma SSTWEB Soc. Caso não tenha acesso ou esqueceu suas credenciais solicite agora mesmo, ou acesse recuperar SENHA aqui.

Publicamos um vídeo muito importante que vai além da apresentação do Portal e-Social do Governo. Explicamos a lógica para atuação por parte de cada RE - Responsável E-Social assim criada essa SIGLA por nós da INMETRA, no intuito de obter o engajamento mais que necessário, diríamos indispensável por parte de todas as empresas.

>> Click aqui para visualizar o Conteúdo grátis sobre e-Social e contextualização.

 

 

Sem mais para o momento,

 

 

Atenciosamente

 

 

 

Seja um cliente preferencial e junte-se ao Grupo.meo | by Inmetra®