Voltar

20 Fevereiro, 2021

Como escolher uma empresa de Gestão SST?

> Recursos SST | Praticidade ao RH | Novos serviços de saúde.

Quando necessitamos de um produto ou serviço nos dias de hoje recorremos a pesquisar no Google ou redes sociais via de regra. Talvez uma boa indicação de fonte confiável também possa ser uma alternativa para quem busca selecionar uma empresa de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho que esteja realmente disposta tecnicamente à oferecer serviços nessa área de atuação com a qualidade necessária.

Inicialmente a Consultoria deve estar legalmente habilitada para tal junto aos Órgãos de Classe para atuar no segmento SST

Também deve reunir conforme seja a estrutura e propósitos todos os profissionais elencados no SESMT NR4 - Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho. Quando a empresa não efetivo de colaboradores em conformidade com o dimensionamento previsto na NR4 a legislação de forma compulsória obriga portanto ao empregador custear a implantação de Normas de SST de forma permanente objetivando atender aos princípios norteados em cada norma aplicável ao segmento.

Primeiro ponto observado por mais de 27 anos no segmento- Comenta Jordão M. Fábrega diretor CEO Grupo INMETRA® é que empresas de Consultoria de todos os portes e estrutura oferecem muitas das vezes os serviços incompletos quais ela dispõem, e não exatamente àquilo quanto haveria de ser atendido com base a legislação cabível à uma determinada empresa CONTRATANTE, deixando lacunas quais podem resultar em graves acidentes do trabalho, com sequelas e até o evento morte.

Como uma consultoria pode ministrar curso de NR35 sem ao menos ter um estrutura com andaimes e pontos de ancoragem para os conceitos mínimos técnicos capazes de capacitar os participantes aos objetivos respectivamente elencados na respectiva norma representa por exemplo uma falha ou vício nesse sentido, pois somente treinamentos teóricos efetivamente não poderiam garantir o direito de certificação. Sem falar que nessa condição expor a saúde ou a vida de outrem já traz no verbo núcleo o exaurimento do crime previsto no CP art. 132, se do resultado não gerar um evento mais gravoso.

Autor

Jordao Fabrega
CEO, Inmetra

Seja um cliente preferencial e junte-se ao Grupo.meo | by Inmetra®