> PARA GRANDES EMPRESAS     > PARA PEQUENAS EMPRESAS     > GRO NR1     > PLATAFORMA SST WEB     > E-SOCIAL DO GOVERNO     PGR NR1

EXCLUSAO EVENTOS ESOCIAL - Inmetra

EXCLUSÃO EVENTOS E-SOCIAL DO GOVERNO

. Fonte Plataforma SST WEB versão Soc® | Fonte: Manual da Plataforma Soc


20. S-3000 Exclusão de Eventos

O Evento S-3000 - Exclusão de Eventos, deverá ser utilizado para excluir um evento enviado à plataforma do Governo. Este evento irá contemplar as faixas S-1200 a S-2400, com exceção dos eventos S-1299 - Fechamento dos Eventos Periódicos e S-1298 - Reabertura dos Eventos Periódicos.

Informações adicionais

1. A exclusão implica a perda dos efeitos jurídicos relativos ao cumprimento da obrigação de prestar informações ao eSocial, dentro dos prazos estabelecidos.

2. Não é possível excluir nenhum dos eventos periódicos relativos ao período de apuração fechado, ou seja, para o qual já exista evento S-1299 - Fechamento dos Eventos Periódicos - antes do envio do evento de reabertura respectivo S-1298 - Reabertura dos Eventos Periódicos - para o período de apuração.

3. A exclusão de eventos não periódicos segue às regras que constam no leiaute do próprio evento, pois podem estar diretamente relacionados. Por exemplo: não é possível excluir um evento de admissão se já houver evento de afastamento para o mesmo CPF/vínculo.


Para gerar o arquivo xml, de exclusão de um registro no SOC, é necessário que o status do registro esteja como "Concluído", indicando que a informação está registrada na plataforma do governo.

Em seguida, clique em "Ações" e em "Gerar S-3000".

Será exibido um alerta informando que será gerado um novo arquivo xml referente à exclusão do registro.

Ao clicar em "OK", o status do registro será alterado para "Excluído" (na cor cinza), indicando que a ação foi executada e que o sistema gerou um novo xml com a tag de exclusão.



Clicando no ícone de "Exibir", é possível verificar tanto o arquivo que se encontra registrado no servidor do eSocial, bem como o novo arquivo gerado, referente à exclusão do primeiro registro.

Observe que o xml de exclusão informará o "Número Recibo eSocial" do registro original, pois o número do recibo que será a referência para a exclusão.

Agora, será necessário assinar o arquivo para enviá-lo ao governo.

Com o arquivo selecionado, clique em "Continuar".

Realize a assinatura:

Após assinatura, o status será alterado para "Assinado", indicando que o mesmo foi assinado digitalmente.

Em seguida, o status será alterado para "Apto para envio", indicando que agora, a mensageria pode enviar essa informação para o eSocial.

Observação: Lembrando que a mensageria SOC, roda a cada 30 minutos.

Ao retornar do eSocial, o status poderá ser alterado para "Concluído" (incluindo o número do recibo), ou "Erro", onde o usuário deverá verificar a inconsistência e corrigí-la, realizando posteriormente o reenvio da informação.

Seja um cliente preferencial e junte-se ao Grupo.meo | by Inmetra®